sábado, 9 de outubro de 2010

Tudo que você disser deve fazer bem

Eu assistia á televisão com meu filho de 12 anos quando vimos Lula dizer que os culpados pela crise mundial eram "as pessoas brancas de olhos azuis". Fiquei chocada com a irresponsabilidade das palavras de Lula e assustada quando meu filho reagiu: "Mãe, porque ele está falando isso? Eu sou branco e tenho os olhos azuis.. mas não tenho culpa da crise no mundo"... Claro que não meu filho , eu respondi... e dentro de mim quis dizer á ele "pelo contrário, você também é vitima dessa crise mundial". Entendi o que Lula quis dizer , mas o perigo era na interpretação. Tem muita gente racista nesse mundo ... que pode querer levar essa "culpa" ao pé da letra. Tem muita gente louca, matando e exterminando gays, negros e louras... Ou todo aquele ou aquela que não se enquadra no esquema. Fizeram isso com Jesus e todo ano matam o homem de novo em procissões. E a reação de meu filho, que tem os cabelos castanhos bem claros e tem olhos azuis por parte de meu avô materno de origem portuguesa que tinha os olhos verdes ( e deve ter sofrido por ser português) e dos olhos azuis de meu sogro francês ... (que deve ter sofrido por parecer alemão durante a guerra em que lutou pela França como piloto de aviões)... Fiquei preocupada com o futuro do Brasil e do Mundo. Fiquei muito triste... me dei conta do poder das palavras das pessoas que não pensam no que estão dizendo...

Um comentário :

tuna disse...

desculpe os que gostam , mas o lula é uma besta. vc foi boazinha e polida marilia. essa fala do inácio é absolutamente irresponsável. olha, eu não entendo não oq ue lula quis dizer, porque falar isso é simplificar toda a história humana. pelo amor de deus, é lastimável um presidente como esse. já foi tarde e que não volte. e eu não tenho olhos azuis.