sábado, 8 de setembro de 2007

Tem Tripanossoma Cruzzi na polpa do Açai

Quando eu era criança, lá em Minas Gerais, eu só tinha medo de um "bicho" : o tal do bicho barbeiro. Só de falar o nome já me dava asco e eu me arrepiava com a idéia de que aquele inseto fedido e gosmorento podia transmitir uma doença assim tão temida como a de Chagas. Agora ele ameaça na polpa do açaí?! A crendice popular ainda junta ao perigo a lenda de que, se picado pelo barbeiro, a morte é certa em sete dias, setes meses ou sete anos. Pois então ?!! Só que lá em Minas, o que eu pensava que fosse o barbeiro era na verdade um "percevejo" da mesma família e que apesar de alcançar o tamanho cinco vezes maior que o do "barbeiro" verdadeiro, era também fedido e gosmorento. O cheiro que ele exala ao ser ameaçado ou esmagado é medonho. Eu tinha pavor. Não, eu tinha fobia. Melhor dizendo, eu ainda tenho fobia desse bicho transmissor de um protozoário tão infecto! Mas pasmem, eu só fui mesmo dar de cara com "barbeiro", mais que verdadeiro, aqui em São Luis, capital do Maranhão! Eu achava que com ou sem pontinhos amarelos nas bordas de sua forma sinistra, todo percevejo era o da doença de Chagas. Só agora, aos quarenta e sete anos de idade eu me deparo com ele. E ele não estava só. Primeiro achei um na cozinha do sítio onde morávamos , lá na Maiobinha, depois mais dois , um no quarto de meu filho e outro na sala de televisão. Olhei em volta pela janela e imaginei quantos não estariam alojados naquele imenso terreno. Não, eu não entrei em pânico. Eu pensei em meus filhos e dei um jeito de limpar á fundo e detetizar a casa toda com o produto mágico que me indicou minha mãe, esta, fobiosa de barata. Despejei K'Otrine em volta da casa toda. Lavei o chão da casa e das varandas com K'Otrine...Despejei K'Otrine em volta das portas, bueiros e janelas...Quase morri envenenada pelo K'Otrine... Quando nos mudamos, seis meses depois, para "nossa casa" enfim...  em pleno centro histórico de São Luis, eu tive que fazer a mesma coisa. Aqui não temos mais baratas, mas pelo visto temos barbeiros. A inspeção sanitária esteve aqui e o fato foi comunicado. O ideal seria que eles mandassem uma equipe nas casas para as devidas providências e para a coleta de sangue para os exames que podem salvar vidas. Existe o medicamento que deve ser tomado tão logo sejam detectados os primeiros sintomas. Mas gente , aqui é o Maranhão e é ainda selvagem ! Tem "barbeiro" até no trânsito. Ichi, mas tà é infestado ! mdlsaoluis 8/9/07