terça-feira, 2 de setembro de 2014



Claro que o ideal seria que tivéssemos como escolher um candidato que não fosse refém das bancadas religiosas. O Brasil está se dividindo entre evangélicos e católicos e isso não é bom , nem para a política e a economia, nem para o caráter da população. 
Émile II - trechos - Jean-Jacques Rousseau
Clássicos Larousse

tradução (marilia de laroche) : 
"Não me canso de repetir: coloquem todas as lições dos jovens em ação e não em discussão; que eles não aprendam nada nos livros que a experiência não possa ensiná-los.
3º A educação da alma.
Até os quinze anos, Émile (*) não soube "se ele tinha uma alma", porque o seu preceptor evitou falar de coisas que ele não podia compreender. O momento chegou agora de abordar esse ensinamento. O Ser incompreensível que abraça tudo, que dá movimento ao mundo e forma todo o sistema dos seres, não é nem visível aos nossos olhos , nem palpável ás nossas mãos; ele escapa á todos os nossos sentidos: a obra se mostra, mas o operário se esconde. Não é então tarefa fácil saber que ele enfim existe, e quando chegamos à esse ponto, quando nos questionamos, à nós mesmos, qual é ele? onde está ele? nosso espírito se confunde, se perde, e nós não sabemos mais o que pensar... Eu prevejo quantos leitores ficarão surpresos de me verem dar sequencia á toda a primeira idade  de meu aluno sem falar de religião com ele. Aos quinze anos ele não sabia se ele tinha uma alma, e talvez aos dezoito ainda não seja tempo que ele aprenda.; pois, se ele aprende mais cedo do que se deve, ele corre o risco de não saber nunca."