domingo, 11 de agosto de 2013


A cena é chocante: o rapaz fica sentado em frente à pizzaria olhando as pessoas que estão comendo. Infelizmente essa é uma cena comum em pleno Centro Histórico de São Luis. Hoje aconteceram duas coisas que envergonham a cidade: turistas recém-chegados foram assaltados ainda no carro de turismo que os levava do aeroporto á pousada. Um outro grupo pediu ao guia que não fizesse o city-tour e que fossem direto para Barreirinhas pois acharam a cidade muito suja e fedorenta. Francamente senhores "secretários de turismo" , não adianta querer "vender" a cidade como "produto turístico" se falta o básico : o produto precisa estar em excelentes condições.

Turma da Oficina de Calótipos

Tivemos a oportunidade única, em São Luis, de participar da Oficina de Calótipo, no IFMA (Instituto Federal do Maranhão, com os feras Fernando Fortes e Rogério Sassaki, do atelier Imagineiro , de São Paulo.

Utilisando velhas câmeras de exposição manual (sem diafragma) , fizemos , cada grupo, quatro fotografias . Um dia e meio da preparação do papel, colocação do mesmos nas câmeras, levar a câmera para o local a ser fotografado , até a revelação , secagem e o enceramento do papel.


O Calótipo é uma técnica fotográfica do século XIX que antecede a fotografia.  



O resultado é o "negativo" e graças aos avanços tecnológicos, com photoshop (ou aplicativo de telefone celular) se pode transformar o "negativo" em "positivo"