domingo, 22 de julho de 2012



Sentimento de emergência é o que encontro nesta  fotografia na qual se vê que um cidadão, em ato de amor e desespero, tenta reconstituir, ainda que precariamente, o patrimônio sofrido dessa cidade.

A antiga sede do jornal O Imparcial, um dos prédios mais antigos do centro histórico de São Luis ( localizado á rua Afonso Pena) está para ser entregue á população, inteiramente restaurado pelo Governo Federal sob os comandos do IPHAN. Hoje pela manhã já foi retirado o tapume de proteção.
Em sua coluna de domingo , a qual eu costumo chamar de "dominguada" (de tão minguado é o conteúdo "literário") , o velho Sarney ultrapassa o cúmulo da hipocrisia, da falta de desconfiômetro e da cara-de-pau. Quem é amigo da onça, do lobão, do carcará e de outros bichos peçonhentos que sujam a imagem do Maranhão? Quem?
Em seu "textículo" Sarney fala de alguns "medicuzinhos", que aqui em meio ao Congresso Nacional de Medicina e diante de tão "poderoso coronel" , não ousariam mesmo falar mal do que viram e sentiram na capital do Maranhão. 
No fundo a "Coluna do Sarney" fala é dele mesmo: o próprio amigo da onça.

domingo, 1 de julho de 2012

Bumba-meu-Boi, cachaça e tradição



O mês de junho é diferente aqui no Maranhão. Enquanto no resto do Brasil o povo homenageia os santos juninos com quadrilhas e comidas típicas, aqui no Maranhão o Bumba-meu-Boi é que dá o tom das festas. São centenas de "batalhões" dos mais diversos sotaques: de zabumba, de orquestra,de matraca...numa profusão de cores e bordados, índias, índios, caboclos, peões . O Bumba-meu-Boi do Maranhão é, sem sombra de dúvidas, a manifestação popular mais impressionante e linda do país. 
Ao mesmo tempo é também a prova de que o povo brasileiro , em matéria de resistência física , é também o povo mais guerreiro. Explicação: durante o mês inteiro de junho, todos os dias, todo santo dia, os "brincantes" de Bumba-meu-Boi entornam litros e mais litros de cahaça, tiquira, cerveja e conhaque de alcatrão e conseguem chegar ao dia de São Marçal, o último do mês, no dia 30 , ainda em pé e sorrindo. Se é feliz, eu não sei. Tenho minhas dúvidas, mas que é engraçado, isso ninguém pode negar.
Nessa foto eu captei o olhar do "caboco" dançando ao som da toada "envoûtante" .Uns diriam que ele está em transe, outros que está "pra lá de Marrakesh". Tanto uma situação quanto a outra não tira o mérito, nem o brilho, nem a beleza dessa festa. Próxima parada , dia 13 de julho para o grande Encontro de Miolos, na Praia Grande.