terça-feira, 31 de maio de 2011

Capa de uma revista brasileira em 2009

Já disse e repito, sou contra tudo o que Sarney representa para o Brasil. Não sou só contra ele, sou contra todos os políticos indecorosos que temos nesse país. Nesse episódio de ontem quando o "presidente do Senado" , o velhaco político, truculento e , sinceramente, inútil, caminhava pelos corredores do "Túnel do Tempo" da Casa do Povo e mostrava, a alunos do ensino fundamental, os painéis da exposição que conta a história da prestigiosa "Casa". Na exposição , simplesmente não constava o painél contando a história de um dos mais importantes momentos da história da política brasileira: o impeachment de Fernando Collor. Aquele que jogou o páis na lama e matou de desgosto o meu avô. Aquele que a juventude condenou inundando as ruas e o congresso colocou pra fora. O Sarney teve o descaramento de dizer que esse episódio talvez tenha sido esquecido "pois foi um acidente, nunca deveria ter acontecido". Francamente!!! Acidente foi ele ter virado presidente! E a morte de Tancredo ... Esse fato, sim , é que nunca deveria ter acontecido. Nem podemos afirmar que tenha sido um "acidente"... Ter Sarney como predidente é que é um fato que deveria ser esquecido.
Notícia de última hora: parece que ele voltou atrás e mandou colocar o painél com o impeachment no Tunel do Tempo do Congresso... Menos mau! A verdade já causou efeito. Mas por que omitiu também os painéis de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e até o do Lula ?! Só o painel com a foto dele está em destaque. Assim como sua biografia "autorizada" , Sarney está tentando escrever uma outra história. Uma estoria prá boi dormir!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Abertura do 2° Salão de Artes Plásticas de São Luis

A segunda edição do Salão não foi tão concorrida quanto a primeira. Apenas 26 artistas foram selecionados e um total de 54 obras estão expostas. O artista performer Uimar Junior, apesar de não estar na competição, não deixou de marcar presença e questionou: O que é a Arte ? E para que serve? Responda quem for capaz.
O Salão estará aberto á visitação pública até o dia 10 de julho , de segunda á sexta das 9h ás 13h e das 15h ás 19h e aos sábados e domingos das 14h ás 18h.

sábado, 21 de maio de 2011

B-T-G-P-T-1-4-0-5-9-CAMBIO

A Cia Teatro de Operações , do Rio de Janeiro, chocou, emocionou, revirou e transformou o percurso entre a Praia Grande e a Fonte do Ribeirão. "A espécie humana está substituindo o meio natural por um meio artificial, no qual todo ambiente é racionalizado e cada objeto é pensado e criado com uma função específica"...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sobre Anjos e Grilos ...



A poesia de Mário Quintana veio dar no Arthur Azevedo!
Excelente trabalho da Cia de Solos e Bem Acompanhados , do Rio Grande do Sul,
com um solo da atriz Déborah Finocchiaro .... que ao final disse o que precisávamos ouvir. Foi mais ou menos assim:  " não dá mais para fazer de conta que aqui não esteja acontecendo alguma coisa"  - " o grito de ontem foi maravilhoso, eu me emociono e me sinto feliz por estar em São Luis vivendo esse momento com vocês. Vivemos em um país de merda onde a corrupção está no poder e eu acredito que se a gente se unir a gente pode sim mudar essa situação". É isso. Era tudo o que eu queria dizer por hoje: faço minha as palavras da atriz.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para não dizer que não falei das flores...


A abertura da VI Semana de Teatro do Maranhão aconteceu e, com certeza, vai ficar na história do teatro do Brasil.
Diante de convidados e companhias de todo o país, o Arthur Azevedo foi palco de uma brilhante demonstração de coragem do ator maranhense Eliakim Maia que largou o verbo em cima da fala politicohipóctrita do diretor do Teatro, o Roberto Brandão. Eliakim abriu o caminho para a maioria ali presente que, com a garganta entalada, precisava lavar a alma – já que o teatro já havia sido lavado depois que um otário jogou merda na platéia. Ali estavam muitos descontentes com a falta de incentivos ás artes no estado do Maranhão.
A turma dos Sarney (Bulcão, Nanan Souza, Brandão e companhia) lá no palco parecia temer que um saco de merda fosse lançado na direção deles. O Secretario de Cultura (!) Luiz Bulcão, que já escapou de ser linchado pelas turmas do carnaval e das festas juninas, tentou usar o que aprendeu com o velhaco do Sarney: quis torcer os fatos em proveito próprio, mas não conseguiu. O teatro vaiou com vontade.
O pessoal "de fora" aderiu á manifestação contra a politicalha de migalhas desse bando usurpador (que desde “o golpe”, e há mais de quarenta anos,  se beneficia com verbas estaduais e federais facilitando a vida de “artistas” de conivência) e se deu conta de que o Sarney não é um problema maranhense: Sarney é calamidade nacional. Aplaudiram de pé dizendo que nunca haviam visto um protesto tão veemente em nenhum outro teatro do Brasil e reforçaram o coro com vaias e urros, abismados com a cara de pau dos seis representantes oficiais.
O que era para ser uma cerimônia de abertura virou uma patética exibição de instituições e políticos querendo parecer mecenas das artes no Maranhão. Para dizer que gastaram quinhentos mil reais com a semana de teatro e tudo era de graça para o povo. Como são generosos com o dinheiro público! Para quando a “formação de platéia”? O povo precisa dar valor á arte e deve, sim, pagar, nem que seja um real, para assistir á uma peça de teatro.
Sobre a apresentação que assistimos enfim logo após, só posso dizer que gostei muito, mas não saberia dizer nem o nome da peça nem o nome da atriz: com quinhentos mil reais parece que a organização dessa VI Semana de Teatro não conseguiu ainda imprimir a programação....
Mas os Sarney vão gastar oito milhões do dinheiro do povo para a Beija-Flor, do Rio de Janeiro, falar bem do Maranhão. Esse estado de miséria. Nem dá mais para esconder... Era melhor convidar ninguém... Os caras da trupe de teatro de São Paulo,  sentados á minha frente, comentavam a sujeira, a buraqueira e a decadência das ruas da cidade de São Luis. Vergonha!
Essa semana de Teatro quase nem aconteceu! Só está acontecendo agora porque a classe artística se mobilizou e pressionou a “governadora”.
Mas eis que se ergue lá de cima das galerias o ator Eliakim Maia... Guardem bem esse nome! Jovem, ator, inconformado e talentoso, que levantou a bandeira e ousou enfrentar o poder público de frente e sozinho para defender a sua arte.
Como uma andorinha só não faz verão, quero acreditar em uma grande revoada no Maranhão. Bravo Eliakim! Nota mil! Você viu que não é preciso jogar merda, é com coragem e dignidade que a gente faz um país!
Sobre as flores, as rosas brancas sem espinhos que a direção do teatro lançou sobre a platéia na tentativa de abafar o ato de vandalismo da semana passada... Que pena... as rosas não falam...

Hoje é segunda-feira,dia 16 de maio. Esse é o lixo da Secretaria Municipal de Educação. E todos sabem que a coleta não é feita aos domingos, nem pela manhã. Então por que insistem em dar esse péssimo exemplo de colocar na rua o lixo que vai se espalhar até a hora do caminhão passar? Educação, meu povo, EDUCAÇÃO !!!

domingo, 8 de maio de 2011

Jogaram merda no Arthur Azevedo

Jogar merda na platéia que assistia, no Teatro Arthur Azevedo, á apresentação do ator Paulo Diógenes (Raimundinha, meu nome é humor), foi um ato de extremismo sem justificativa ? "Ato político", "coisa de viado", "protesto" ??? Se o sujeito (ou sujeita) que fez isso queria manifestar sua revolta contra a falta de políticas públicas na área cultural maranhense, que jogasse essa merda na porta da Secretaria de Estado de Cultura, na porta do Palácio dos Leões, da FUNC, mas "cagar na elite" (essa que infelizmente só lota o teatro quando o espetáculo é "Global", "colegial" ou "sexual") ... foi meio radical demais. Se o espetáculo era tão ruim, vaiasse o ator.... Que a programação do teatro é uma bosta a gente já sabe, mas sujar de merda um teatro tão lindo e espantar o único público pagante da cidade é terrorismo digno de punição: que o poder público responsável pela "cultura" seja achincalhado em praça pública! Hummmm ..... mas se essa merda pega!!!...

Quelqu’un a jeté de la merde au Théâtre Arthur Azevedo

Jeter de la merde sur le public qui assistait, au Théâtre Arthur Azevedo, á la présentation de l’acteur Paulo Diógenes (Raimundinha , mon nom est humour) , était un acte d’extrémisme sans justificative ? « Acte politique », « chose de pédés », « protestation » ??? Si la personne qui a fait cela voulait manifester sa révolte contre le manque de politiques publiques dans le secteur culturel du Maranhão, fallait la jeter sa merde devant la porte du Secrétariat d’Etat de la Culture, devant le Palais des Lions, devant la Fondation Municipale de Culture, mais « caguer sur l’élite » (celle qui, malheureusement, ne remplit le théâtre que si le spectacle est « Global » (*) , « collégial » ou « sexuel » , cela a était un peu trop radical. Si le spectacle était mauvais, suffirait de siffler l’acteur… Que la programation du theatre est une merde out le monde le sait, mais salir de merde un si beau théâtre et faire fuir le seul publique payant de la ville est terrorisme digne de punition : que le pouvoir responsable par la « culture », au Maranhão, soit déshonoré en place publique. Hummm mais si cette merde colle !!!
(*) Global - les spectacles produits par la chaine de télé Globo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Raposa é o município mais imundo da Ilha de São Luis


A população de Raposa vive em meio ao lixo que sobe e desce com a maré.
Na foto parece um lugar lindo. E poderia ser mesmo. Mas é vendido como ponto "turístico" do Maranhão, semeando a vergonha e a miséria pelas lentes de visitantes enojados com tamanha poluição.

La population de Raposa vit au milieu des ordures qui montent et descendent avec les marrés. Sur la photo cela parait beau. Et cela pourrait être. Mais cela est vendu comme point « touristique » du Maranhão, éparpillant la vergogne et la misère au travers les objectives des visiteurs dégoutés avec tant de pollution.