sexta-feira, 17 de setembro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

SOS Parque Nacional dos Lençóis

Socorro!
As medidas oficializadas pela Portaria nº 63 de 9 de agosto de 2010 sobre o controle do uso do Parque Nacional dos Lençóis são, no mínimo, paleativas, para não dizer totalmente qualquer coisa.
Vou citar apenas duas para dar uma idéia do quão ineficientes são os meios de que dispõe o órgão para aplicá-las.


1- Nas lagoas Azul, Bonita, Esperança e Gaivotas o horário de visitação deverá ser das 7h00 ás 12h30 e das 13h00 ás 18h00 ("podendo ser alterado com autorização da coordenação do parque, que poderá ainda autorizar suspensão de visitação para manutenção e limpeza da área").
2- Fica limitado o transporte á apenas dez pessoas por toyota (*) mas não limitam o número de toyotas por dia. Ou seja, em um dia de alta estação (entre julho e agosto) a gente pode perfeitamente continuar dando de cara com mais de quarenta toyotas estacionadas em volta dessas lagoas esperando que o visitante caminhe um tanto e se delicie nas águas (até então) cristalinas das lagoas dos Lençóis.
Graças á la vida proibiram a farofagem, a bebida alcóolica, os fogos de artifício, qualquer tido de sonorização e produtos de higiene pessoal nas águas das lagoas. Que cada um carregue seu lixo de volta á civilização. E que não façam o mesmo que já fazem pelas ruas de São Luis.
Quanto á exigência de documentação para as toyotas e seus motoristas... Isso também vai ser difícil controlar... A maioria dos motoristas nem tem carteira.
GPS? É o apelido do guia que encontrou uma turma de aventureiros estrangeiros perdidos naquela imensidão.
Credencial de guia de turismo ? O que dá crédito aos guias dos Lençóis é a experiência deles nesse território. A maioria deles nasceu e foi criada ali.
Enfim...
Mais uma "portaria" sem muito estudo ou chance de vingar.

sábado, 11 de setembro de 2010

Vote Consciente!!! Não ao voto viciado.


Penso que o Brasil tem a chance, nessas eleições de 2010, de enfim mostrar que o povo clama por honestidade e competência. Não é possível que as pessoas, em sã consciência, queiram entregar o país aos mesmos "bandidos" de sempre, como não é possível entregar um Estado inteiro como o Maranhão á uma oligarquia como a dos Sarney só porque o Lula pediu. Que jogo político perigoso esse do Lula...

Em 2009, sob a proteção de seu todo poderoso pai José Sarney, Roseana é "empossada" governadora do estado do Maranhão. Humilhante pena a "familia" impôs ao governador e á maioria do povo do Maranhão, que em 2006 havia escolhido Jackson Lago com uma diferença indiscutível de votos. Caçaram o governador por abuso de poder. Imaginem só! Pensem em um que usa e abusa do poder no Brasil. Pensem!

Se Roseana Sarney ganha essa eleição e volta ao poder no Maranhão, o Brasil inteiro terá sofrido mais um grande golpe, terá cometido mais um grande erro que a história não vai perdoar. Estamos vendo o trem atropelando, passando por cima do Maranhão... Balelas demais! Engodos demais!

A maneira como Roseana Sarney, Ricardo Murad , João Alberto e Lobão se apresentam na campanha, chega a ser uma afronta á inteligência do povo maranhense!  Estão rindo. Rindo .. como se nos dissessem : "votem em nós para que possamos continuar ricos, poderosos e donos do Maranhão" ... Aliás , não é esse o lema de Sarney? "O que é bom tem que continuar" ? Prá eles, é claro!  Esse trem é movido á lenha! Coisa do passado. E olhem, onde há fumaça tem fogo...

Céus, e Lula!!!??? Ele negociou o Estado e entregou pra Sarney: "Vai! Faz o que você bem quiser, contanto que eu eleja Dilma para presidente".
O Lula me lembra um tio de um amigo meu: era um grandissíssimo pilantra, daqueles! Mas era o cara mais engraçado e envolvente que se podia imaginar. Onde ele chegava virava o centro das atenções. Eu o via autoritário e preconceituoso.... porém... como ele era engraçado, "mão aberta", falante, grosseirão... ninguém o denunciava nem se atreveria. Sua popularidade dizia que ele "podia".


Mas voltando ao trem da (falsa) alegria que atroplela a dignidade do Maranhão... na minha opinião, só mesmo votando em massa em Jackson Lago é que o Maranhão vai poder enfrentar com honra o restante do Brasil e o seu próprio futuro, pois do contrário o Maranhão será vergonha ainda maior do que os índices de miserabilidade que apresenta á conhecimento mundial. Mesmo que de um dia para outro instalem aqui os melhores hospitais e os mais sofisticados hotéis.

Aliás temos duas , e apenas duas maneiras de o Brasil voltar a respeitar o Maranhão:

1- o Maranhão votar em massa em Jackson Lago para que aquele processo seja anulado pela soberana vontade do povo

e ou

2- o Maranhão em peso votar nulo!!!

Assim, novas eleições são convovadas e nenhum dos candidadtos atuais poderiam participar.  Renovação geral! Seria mais saudável. Sinal que já existiria uma reflexão...


Por isso , nesse domingo, não ao voto "viciado" , vote consciente!
Quem sabe assim a gente até ganha o direito do voto livre.