sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vivemos em uma República onde impera a Aristocracia Monarquica-burguesa

No Jornal Pequeno, na coluna Informe JP, de hoje, A MARCA DA CORRUPÇÃO assinada por J. Canavieira. Ao final ele diz: "É de prever-se até onde pode chegar um país cujo presidente apoia e endossa crimes como os praticados por um verdadeiro bando que, á sombra do poder, comete impunemente as piores atrocidades". Pois eu digo, Montesquieu já previu isso com muita clareza quando escreveu as premissas da Revolução Francesa em seu livro Do Espírito das Leis: "A desgraça de uma república advém quando não há mais conluios e isso acontece quando se corrompe o povo com dinheiro: ele se torna indiferente e afeiçoa-se ao dinheiro, porém não mais se afeiçoa aos negócios: sem se preocupar com o governo e com o que nele se propõe, espera tranquilamente seu salário".

terça-feira, 27 de abril de 2010

Não á construção da Belo Monte : Plebiscito Já !!!! Outras soluções existem

Não sei mais como demonstrar essa nossa angustia. Decisões políticas completamente arbitrárias, impensadas, vendidas, compradas... Infames... E a gente tendo que engolir. A gente tenta reagir, quer conversar, ninguém leva a sério, ou anda tão desmotivado pra reagir que não reage, acha que tudo é normal , acha que a gente é louca. O que foi que eu disse… Dois mil anos é a média de vida das civilizações. Nós estamos, mais uma vez, no momento da grande virada. Não é o fim como tentam nos fazer crer e temer. A grande virada seria a tomada de consciência livre em prol única e exclusivamente da humanidade como um todo. Várias civilizações já passaram por essa Terra mas nenhuma conseguiu escolher o caminho certo na hora da grande virada dos dois mil anos. É uma pena pois só depende da gente ! Já que a maioria de nossos políticos dá show de incompetência e esperteza mórbidas, precisamos juntos assumir nossa responsabilidade para com o planeta e as pessoas que queremos bem. Precisamos juntos impor aos nossos governantes o que nós acreditamos ser melhor para nós e dizer para eles EM QUE MUNDO QUEREMOS VIVER. Comece dizendo não ás ruas sujas e esburacadas, não ás péssimas condições das escolas, não aos hospitais infectos, não á falta de educação , não ao lixo prá todo lado, á falta de respeito e de confiança... E DIGA NÃO Á CONSTRUÇÃO DA USINA HIDROELÉTRICA DE BELO MONTE. Porque existem outras soluções mais inteligentes, mais sensatas, mais humanas e mais eficazes para o nosso problema de energia. Comece pedindo que plebiscitos sejam abertos á população a cada vez que uma decisão importante para nós, seres humanos, tenha que ser tomada. A construção da usina hidroelétrica de Belo Monte é mais um dos absurdos das decisões políticas de conveniência de governos irresponsáveis. Se não for a maior delas,  com conseqüências gravíssimas para todo o Mundo.

domingo, 18 de abril de 2010

Para ativar sua memória

"Dois episódios incidentais - a inconfidência de um irmão raivoso e a confissão de um tecnocrata assassino - nos puseram diante da realidade que tínhamos frente a nossos olhos e não víamos.Nos dois casos, o Congresso NAcional se colocou à altura do desafio. Destituimos o Presidente da República, que se deixou enlear numa trama de corrupção da máquina do Estado. Apuram-se as acusações concernentes à Comissão de Orçamento para extirpar do PArlamento aqueles que o desonraram. Sucede, entretanto, que no primeio caso, do enorme escândalo de denúncias envolvendo numerosas pessoas e empresas, resultou apenas o impeachement, votado quase unanimemente. Ficou a cargo da Justiça o julgamento dos implicados, que se arrasta na vaga esperança de que um dia sejam punidos. No segundo caso, é muito de temer que, depois de cassar uns quantos "anões" por falta de decoro parlamentar, se fique nisto. O grave, porém, é que entrou em cena um coro de conivência, clamando pelo cerceamento e pela extição das CPIs. Pode uma Nação viver e prosperar debaixo de tamanhos escândalos e de tão desavergonhada sangria de seus bens? Pode uma Nação formar novas gerações de cidadãos prestantes, debaixo do exemplo de tamanha desfaçatez e impunidade? Diante de fatos de tamanha gravidade, não nos é dado o direito de nos iludirmos sobre a profundidade do desafio que a história nos propõe e nos chama a enfrentar. Não se trata de um grupo de políticos que assaltou o poder e se entregou a desmandos. Não se trata, também, de uma Comissão Orçamentária viciada e viciosa. Esses são sintomas. A Nação Brasileira é que está em risco de deterioração, porque é a própria estrutura do poder que está corrompida e desmoralizada." Não fui eu quem disse. Foi Darcy Ribeiro.

Livros e Livres

Na Poeme-se eu troquei vários livros por dois livros. Para mim, mais que valeu a pena porque eu consegui um livrinho que me chamou a atenção, "Idéias para acabar com os Picaretas - Cidadania Ativa e Poder Legislativo" de autoria de Chico Whitaker ", e, encontrei um exemplar de "O Brasil como problema", do Darcy Ribeiro. Aí gente, eu pirei. Me senti o Darcy Ribeiro em versão feminina. Cada capítulo que eu lia era tudo que me passava também pela cabeça. Não é exatamente o mesmo que ando dizendo? "Urge vencer esse desafio que a história novamente nos propõe, para sermos, afinal, a civilização inigualável que podemos ser." - Darcy Ribeiro !!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Quanta permissividade!

Uma das maiores absurdidades cometidas pelo ser humano é essa vontade de ir á praia de carro! Mesmo correndo o risco de perder o carro na maré e um filho atropelado. São permissividades concedidas pelas autoridades que nada fazem para impedir. Não têm coragem ou fazem igual. Vai me dizer que não tem juiz na cidade que também não estaciona seu carro nas areias de Araçagy? É o mesmo que deixar construir casas em encostas e prédios á beira mar.